Skip to Content

O cacau em seu olhar

Edição e pesquisa Fabio Pires Ferreira

Aqui na cidade de Canavieiras, foi plantado o Primeiro pé de Cacau na Bahia. A nossa Princesinha do Sul, Canavieiras Bahia . É a terra mãe do cacau na Bahia. O Turismo do Cacau é a fórmula para fortalecer o turismo na cidade e no campo, um meio de mostrar aos visitantes onde foi plantado o primeiro pé de Cacau na Bahia. Como é  a fabricação do chocolate e seus Derivados.O beneficiamento das sementes do cacau origina diversos produtos semimanufaturados, como o chocolate, o chocolate em pó, a massa de cacau e a manteiga de cacau. A utilização das sementes para fabricação de chocolate é majoritária.

As NIBS de cacau são obtidas através da fermentação, secagem, torração e trituração dos grãos de cacau. Durante o processo de preparo, as amêndoas de cacau são submetidas a várias etapas (fermentação natural, secagem sob o sol, torragem em fornos a 160°C e, por fim, trituração) que resultam em pedaços pequenos, torrados e bem nutritivos de cacau. As nibs possuem um sabor bem amargo e podem ser usadas em diversas receitas (como bolos e cookies) e as famosas pastilhas de cacau.

A referência mais antiga sobre o cultivo de cacau na Bahia data de 1655, quando o vice-rei D. Vasco de Mascarenhas confessou-se, em carta enviada ao capitão-mor do Grão Pará, “afeiçoado ao chocolate” e julgou útil ao Brasil a intensificação do seu plantio, principalmente na Bahia, pelo clima semelhante ao amazônico. Não se sabe, entretanto, se o pedido foi atendido.

Em 1746, Antonio Dias Ribeiro, da Bahia, recebeu algumas sementes do grupo Amelonado ? Forastero, de um colonizador francês chamado Luiz Frederico Warneau, do Pará. Assim, introduziu o cultivo na Bahia. O primeiro plantio foi feito na fazenda Cubículo, às margens do rio Pardo, no atual Município de Canavieiras. Em 1752 foram feitos plantios no Município de Ilhéus.

A partir da década de 1770 a coroa portuguesa passou a incentivar o plantio de novas lavouras de exportação para diminuir a dependência do comércio do açúcar. Teve início o plantio de lavouras alternativas como café, cacau e algodão.

O começo do cultivo comercial no município ilheense foi em 1820. Os pioneiros foram principalmente suíços e alemães com capital. A partir de 1835, o cacau tomou parte regular nas exportações anuais da província. Seu valor era pequeno em relação ao total das exportações provinciais, mas o cacau foi um dos raros produtos agrícolas a crescer de importância na receita da Bahia no século XIX.

Em 1860, ocorrem as primeiras exportações do produto para o mercado norte-americano (sessenta e sete toneladas de cacau baiano para o porto de Filadélfia).

Nas primeiras décadas do século XX, o cacau era o mais importante produto de exportação da Bahia e vários fazendeiros de origem humilde, proprietários de vastas plantações de cacau e de importantes casas comerciais, tornaram-se os novos ricos da sociedade baiana.


Edição e pesquisa Fabio Pires Ferreira 

Princesinha do Sul. Canavieiras Bahia 🇧🇷 


#cacau #saboresdaterra #deliciasdobrasil #cacauecultura #bahiabrasil #canavieiras

Entrar deixar um comentário